quarta-feira, abril 22, 2009

Cadê meu controle remoto?

Faz dois dias que eu não saio da frente da televisão. Vida sedentária é eufemismo perto do que foram esses dias. E depois dessa overdosa de inculturas vim procurar abrigo aqui. Durante a tarde eu comecei a pensar, o que a essa mídia traz de útil pra minha vida? Dois dias de filmes, seriados, desenhos, qualquer coisa que passasse na tela. Era tevê por assinatura e eu pude sentir os danos em meu cérebro, imagina a tevê aberta? E então, a programação, a mídia televisiva, informa ou deforma?
O que é a televisão hoje em dia senão um meio de lhe oferecer tudo aquilo que você não precisa? A programação é totalmente apelativa, canais abertos como a famosa Globo são os piores. Alguém levantou o dedo aí pra falar dos telejornais? Eles não infomam meu caro, eles formam suas opiniões. Já parou pra pensar que você nunca ouviu falar de uma notícia com imparcialidade? E você sempre acaba concordando com o apresentador, certo?! Claro que não é só a televisão que faz isso, mas revista nem todos tem em casa, já uma tevê... É possível morar em um barraco, mas grande parte da população liga sua televisão todos os dias pra ver quem foi o último eliminado do Big Brother.
Outra pessoa deve levantar a mão pra falar dos programas que são mesmo interessantes, dos que ensinam e trazem cultura. Claro, cultura inútil na maioria das vezes, mas não desperdiçamos totalmente nosso tempo assistindo-os. Mas eu pergunto: E quem assiste eles? Nós fomos educados a apreciar tudo o que não presta. Que torcedor trocaria seu futebol por um excelente documentário, informativo e culturalmente completo? Não vamos tão longe, e a dona de casa, trocaria sua novela?
É assim que nós crescemos, a tevê já foi babá de muita gente. E assim que a sociedade continua a se moldar, toda em volta da mídia. Se o jornal não disser o que fazer, se a apresentadora das manhãs não ensinar a cozinhar, se não existir mais programas apelativos feitos para entreter, a vida será vazia. É isso que se encontra na cabeça de muita gente, praticamente uma lavagem cerebral.
Quer saber? Desliga a TV e vai ler um livro!

1 pessoas retrucaram:

Valki disse...

Já percebeu que quando ocorre uma enchente em uma favela, sempre aparece, em um telejornal ou em uma foto, alguém carregando uma televisão de 21 ou até de 29 polegadas na cabeça? O poder da televisão na cabeça! Nunca vi pessoas correrem para salvar microondas, telefone, rádio, sua estante com livros favoritos. Sempre aquele aparelho onipresente.
Ps.: Desliga a TV e vá ler um livro. Ou um blog! ;)

Postar um comentário

Comenta, é bem fácil!