terça-feira, outubro 27, 2009

Seja "hype" Paulo Otávio!

Ouvi dizer que existem tipos de usuários/as de drogas. O que é isso?

É verdade, a UNESCO, um órgão ligado à ONU (Organização das Nações Unidas), que trabalha com educação e cultura, distingue quatro tipos de usuários de drogas:

experimentador - é aquele que experimenta alguma droga para saber como é que é o efeito, por que deseja ter novas experiências, porque o grupo pressiona, por conta da publicidade que se faz, etc. Na grande maioria dos casos, o contato com a substância não passa das primeiras experiências;

ocasional - é aquele que utiliza de uma ou outra droga, só de vez em quando. Nesse caso, não existe a dependência e a relação com as pessoas continua normalmente.

habitual - é quando se utiliza freqüentemente de drogas e em suas relações pessoais e profissionais já começam a aparecer problemas. Já está correndo riscos de ficar dependente e seria importante que já procurasse por algum tipo de ajuda.

dependente - é aquele que vive pela droga e para a droga, quase exclusivamente. Como seus vínculos com as pessoas já está muito ruim, passa a ser isolado e marginalizado.

Fonte:www.antidrogas.com.br



Aaah tá! Posso dizer com "quase-certeza" que existe um tipo de usuário, o USUÁRIO! Poxa, a gente faz merda na vida, talvez acabe até experimentando alguma droga por curiosidade ou só pra "ser do contra". Mas se a criatura não parou de usar qualquer tipo de droga é porque está totalmente viciada e provavelmente não vai parar não. Nem vem com essa de "eu me controlo e só uso em festas ou finais de semana" porque festa você pode fazer todos os dias e eu duvido que você possa ficar um mês que seja sem.

Ufa...

Primeiramente, oi povo ( \o/ ). Depois desse leve desabafo acho que dá pra ter noção do que vai ser o post de hoje. Andar com pessoas que utilizam algum tipo de entorpecente é praticamente normal (infelizmente). Não porque a visão sensata sobre as drogas foi distorcida, mas porque as pessoas são fracas demais para dizerem um simples "não". E por conta disso no mínimo um dos teus amigos usa algum tipo de substânca ilegal, mesmo que você não saiba.
Eu acho um saco ter que dizer isso, mas a cada dia que passa milhares de adolescentes entram em um submundo de vício que parte da maconha até o crack e outras drogas muito mais pesadas. Que clichê dizer que a parada final é a morte, mas isso não é nada mais do que a verdade.
O que eu tento entender até hoje são as motivações, por que cheirar pó, fumar crack ou o diabo a quatro que se faça com essas e outras drogas? Mas antes tem uma pergunta mais importante que deve ser esclarecida: É culpa de quem?
Dos usuários é claro! Vício não se herda dos pais, nem é imposto pela sociedade. Dos pais recebemos apenas educação, mas se a cabecinha de muitos é suscetível às tagarelices dos traficantes, fazer o que né? Se a pessoa ainda acredita em frases como: "Sou teu amigo, nunca ia oferecer uma coisa que não fosse legal" então é melhor pedir pro Papai Noel outra bucha de pó.
Estabelecido isso vamos às motivações...
Por acaso usar drogas virou moda, marca da juventude rebelada que teve tudo nas mãos, nunca lutou por nada e se acha no direito de fazer uma revolução. Isso me irrita, sério. Quem será que sustenta o tráfico, os mendigos que roubam pra fumar ou o playboyzinho que gasta R$ 400 reais em balas numa rave? E quais são os motivos dele? Ser hype? Estar na moda? Dançar até as seis da tarde do dia seguinte? Sim, todos esses. Por mais idiotas que sejam, esses são os motivos. Existem outros mais ibecis ainda, por exemplo, um deles é que depois que a pessoa cheira ela fuma mais cigarros e bebe mais cerveja do que num estado normal. E não dá orgulho mesmo dizer que tomou um engradado de cerveja sozinho?! O sexo é melhor, a fome é menor... é cada desculpa esfarrapada que realmente faz a gente querer rir.
Não um riso feliz, mas aquele amarelo do coringa. Um que esconde a vergonha de pertencer a uma geração tão retardada. Cujo lema ironicamente é "Viva a vida, pois a vida é curta". Sim, curta pra eles. Curta de ideias, de personalidade, de caráter... de todos os valores morais que realmente contam. É uma semi-vida irresponsável e dependente de festas e drogas que te façam ser feliz porque você nunca teve algo pelo qual se orgulhar. Sua felicidade acabou dependendo desse estado eufórico em que você esquece todas as derrotas, afinal sempre desistiu das batalhas por medo de apanhar.
Então Paulo Otávio, seja hype, seja drogado e em poucos dias o mundo já ruiu ao seu redor.

Ps¹. Paulo Otávio é uma gíria para PÓ que os usuários adotaram para falar sobre o assunto na frente de outras pessoas.

Ps². Pra concluir eu deixo aqui uma campanha anti-drogas muito boa. É sobre uma estudante Norte Americana, presa inúmeras vezes por porte e uso de drogas, sendo a primeira vez em 83 com 14 anos e a última em 97 com 28. Ela morreu de overdose aos 30 anos.

Créditos de imagem para: http://blog.fshark.com/

3 pessoas retrucaram:

Valki disse...

A classificaçao da UNESCO se refere ao gra de deendência (e à dificuldade de tratar a pessoa) e, em teoria, não everiaser de acesso para todos, já que, quem utiliza qualquer coisa, jamais se vê nas duas últimas classificações.
Segundo: o problema não é só a droga, nã é só o que ela causa no corp do usuário, mas sim o que o usuário faz sob seu efeito. Tem gente q mata mãe, tem gente q rouba, tem gente q morre, tem gente que depreda (e nem sabe o que está fazendo), quebate o carro, que atropela gente, que apresenta o guard-roupas como amigo...
Utilizar qualquer coisa é alterar a noção e o controle da mente. Seja o copinho de vinho, seja uma pedra de crack. Alguns são acitos, ouros não. Uns sã fatais a curto prazo, ouros a logo prazo. Todos destroem.

Valki disse...

Ps.: Nada a ver com a postagem, mas adorei a volta do blo como BLOG!
Tbm adorei a montagem.

F. disse...

Pois é, concordo plenamente contigo. Esse novo post foi meio q uma desabafo sobre algumas coisas que eu gostaria de dizer a um alugém.. hahahahaha

PS. Fico legal o blog néé.. asuhaushaush, com cara de blog xD

Postar um comentário

Comenta, é bem fácil!